Buscar

Natal Luz e a magia natalina

Que tal estender um pouquinho a temporada de Natal para as férias de janeiro? Foi o que fizemos esse ano, uma semaninha de férias em uma de nossas cidades favoritas do Brasil: Gramado! Vocês já conhecem esse pedacinho do Rio Grande do Sul? Hoje falarei sobre nossa viagem e apresentar muitas coisas legais que tem para fazer na Serra Gaúcha. 

Eu e meu esposo já estivemos por duas vezes em Gramado, em épocas diferentes. A primeira vez pegamos um friozinho considerável para padrões Centro-Oeste, e na segunda vez fomos em janeiro, pleno verão com alguns dias quentes e chuvosos. Porém a região é tão aconchegante e tem tanta coisa para fazer que o clima é indiferente. No entanto, na segunda vez que estivemos em Gramado, decidimos que gostaríamos de levar nossos pequenos para conhecer a cidade durante o Natal Luz, pois a cidade estava tão encantadora e decorada tão lindamente, que fizemos questão de escolher esse período. Então nos organizamos para ir nesse início de ano, pegando o finalzinho do evento.

Nosso voo chegou em Porto Alegre no fim do dia, pegamos um Uber para a cidade de Gramado, que fica há aproximadamente 115 km da capital. Tem um ônibus que sai do aeroporto para a rodoviária de Gramado, mas quando fizemos as contas das passagens, o Uber saía mais barato. Além disso, o Uber é um pouco mais rápido, e tínhamos um musical para assistir na mesma noite.

Pegamos chuva todo o trajeto, e ao chegar, apenas passamos na pousada para deixar as malas e já seguimos para a apresentação, na qual começou pontualmente e perdemos os 20 primeiros minutos. Mas deu tudo certo, o musical A Lenda do Bosque de Natal foi lindo, as crianças amaram! Fizemos lanchinho por lá mesmo, durante a peça, e quando acabou fomos para a pousada descansar, afinal, tivemos um dia muito longo, mas um início de viagem cheio de magia natalina.

Nos hospedados na Pousada Aldeia das Azaleias. Ficamos em um chalé que mais parecia uma casa, nos acomodou muito bem. Havia café da manhã, e a pousada é simples e muito aconchegante, fica em uma ótima localização, bem pertinho do Lago da Joaquina Rita Bier. Tem estacionamento e parquinho, além de uma enorme área verde repleta de hortênsias.

Seguindo a viagem, sempre andávamos a pé ou de Uber. Passeamos pelo centro da cidade, onde a decoração de natal é linda! Essa é uma das vantagens de estar sem carro, pois vemos os detalhes, paramos onde queremos, curtimos o passeio.

Para mais um pouco de magia natalina, visitamos a Aldeia do Papai Noel. Ela fica situada em um local alto, e como não podia deixar de ser, visitamos Papai Noel em sua casa. As crianças amaram cada momento dessa visita. No complexo existe um mirante, com uma vista lindíssima para o Vale do Quilombo. Percebi que algumas coisas faltavam manutenção, mas não atrapalhou o encanto. Infelizmente não vimos as renas que dizem ter por lá, também não fizemos as atrações pagas oferecidas. Vale a pena conhecer a Aldeia do Papai Noel, mas só se estiverem com suas crianças. Terminada a visita, saímos e almoçamos no restaurante Bella Brasa, que fica a poucos metros dali. Comida boa, estava tendo um som ao vivo, foi bem conveniente.

Acompanhamos a parada natalina que estava acontecendo na rua ali próximo, e que seguia até o centro. Foi muito legal, bem animado, todos que passavam por ali paravam para ver. No centro tem muitas lojinhas e aproveitamos para comer chocolates. Voltamos ao hotel para descansar pois teríamos mais magia à noite.

Como em Gramado tem várias atrações durante o período do Natal Luz, tivemos que escolher quais iríamos visitar (além das apresentações, também precisamos ver os preços dos ingressos). Escolhemos para esta noite em especial o espetáculo Korvantuturi, que mistura teatro com apresentações circenses, e este era sobre natal. Foi lindo! Por sorte, era a última apresentação da temporada. Vale muito a pena esse espetáculo, caso quando visitem Gramado estiver em cartaz. Nossas crianças ficaram maravilhadas! Terminamos nossa noite comendo ali pela rua mesmo e seguimos para a pousada, para descansar.

Dia seguinte estava lindo, de um céu azul e luz incríveis! Fomos ao Lago Negro, e como estávamos a pé, passamos por ruas lindas da nossa querida Gramado. Fizemos o passeio de pedalinho, crianças amam isso! Também conhecemos a Torre da Princesa Rapunzel, pois nossa filha gosta muito dessa personagem. Não é Disney, mas a vista que temos lá de cima da torre é maravilhosa! Na entrada dessa atração tem um restaurante, almoçamos por ali mesmo. Voltamos para o hotel, à noite iríamos até a rua coberta, pois em frente, no Palácio dos Festivais, acontece o acendimento das luzes de natal todos os dias durante a temporada do Natal Luz. Essa atração é gratuita, e inclui mais um pouco de magia natalina. Tem uma apresentação teatral antes de acender todas as luzes da cidade, é lindo! Claro que, como não podia deixar de ser, tomamos um lanche na famosa Casa da Velha Bruxa e saboreamos um dos melhores chocolates quente de Gramado. 

Ali perto da rua coberta tem também o Mundo de Chocolate Lugano, onde tem várias obras feitas com chocolate. É bem interessante, mas um pouco monótono para crianças. Ao lado do Palácio dos Festivais tem a famosa catedral de Gramado (porém a de Canela é mais bonita, na minha opinião). À noite vale a pena passar na frente, ela fica toda iluminada.

A loja da Caracol que fica no centro de Gramado também se tornou um atrativo para quem passa por lá. Ela é enorme e tem vários personagens tamanho gigante lá dentro, junto com uma decoração muito bonita. Além dela, visitamos O Reino do Chocolate, também da Chocolates Caracol, que fica na Avenida das Hortências, a caminho de Canela. Essa atração é bem interessante, conta a história do chocolate, como ele é feito, além de ser divertido para as crianças. No fim, saímos pertinho da lanchonete que tem dentro da loja. Aproveitamos para tomar um chocolate quente com a linda vista de fim de tarde para o Vale do Quilombo, uma sensação única, recomendamos muito.

Gramado, uma cidade pequena com infinitas coisas a fazer! Como tínhamos programado para mostrar o encantamento do natal para nossas crianças, muitas atrações não fizemos pois não teríamos tempo. Mas tudo o que fizemos, todas as voltas que demos pela cidade foi maravilhoso e memorável para nós e nossos filhos. Nós próximos posts falarei um pouco mais sobre nossa viagem, que apesar de ter sido de 6 dias, aproveitamos e conhecemos muita coisa.

Forte abraço e até breve!

18 visualizações
 
 

Seja bem vindo!

É com muita alegria que compartilho aqui minhas experiências e aventuras como mãe. Espero que vocês viagem aqui nos relatos e histórias, e que sejam úteis para vocês. Também espero que vocês compartilhem as opiniões e sugestões para sempre aprendermos uns com os outros.

 

  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 by maeaventura.com